9 de setembro de 2011

Micropaíses

Quais são os micropaíses?

Abaixo relação com alguns dos menores países do mundo contendo sua localização, população e área territorial.
*Antigua e Barbuda, localizado no Caribe na América Central em uma área de 442 km2 com uma população estimada de 69 mil habitantes.
*São Cristóvão e Névia, situado no mar do caribe na América Central que possui uma área de 269 km2 com uma população de 46 mil habitantes.
*Dominica, Ilha do Caribe localizada na América Central com uma área de 751 km2 com população estimada de 72 mil habitantes.
*Barbados, Ilha do Caribe localizado na América Central com um território de 431 km2 e população de 271 mil habitantes.
*Santa Lúcia, Ilha do Caribe localizado na América Central com um território de 616 km2 e população de 16 mil habitantes.
*São Vicente e Granadinas, compões as ilhas do Caribe na América Central possui um território de 389 km2 e uma população de 117 mil habitantes.
*Mônaco, país localizado no continente europeu no sul da França possui território de 2 km2 com uma população de 32 mil habitantes.
*Liechtenstein, esta situado entre a Suíça e a Áustria no continente europeu seu território é de 160 km2 e possui uma população de 33 mil habitantes.
*Andorra, país localizado entre Espanha e França no continente europeu território de 453 km2 e população de 68 mil habitantes.
*San Marino, localizado dentro do território italiano em uma área de 60 km2 e população de 28 mil habitantes.
*Vaticano, localizado no continente europeu dentro do território italiano em uma área de 0,44 km2 e mil habitantes.
*Malta, localizado no sul da Europa em uma península possui um território de 315 km2 e população de 360 mil habitantes.
*Granada, ilha do Caribe localizado na América Central conta com uma área de 344 km2 com uma população de 102 mil habitantes.
*São Tomé e Príncipe, localizado no continente africano possui um território e população de 154 mil habitantes.
*Seicheles, ilha do continente africano possui território de 455 km2 e população de 84 mil habitantes.
*Barein, localizado em uma península do oriente médio em uma área de 678 km2 e população de 739 mil habitantes.
*Maldivas, Corresponde a um conjunto de ilhas localizadas no sul da costa asiática possui um território de 298 km2 e população de 328 mil habitantes.
*Micronésia, território fragmentado em forma de pequenas ilhas localizado no continente da Oceania sua áreas é de 707 km2 e sua população é de 122 mil habitantes.
*Cingapura, localizado no sul do continente asiático conta com um território de 641 km2 e população de 4,3 milhões de habitantes.
*Palau, micropaís constituído por ilhas, localizado no continente da Oceania seu território é de 487 km2 e possui uma população de 20 habitantes.
*Ilhas Marshall, localizado no extremo oriente do continente asiático possui um território de 181 km2 e uma população de 53 mil habitantes.
*Nauru, localizado no noroeste da Oceania conta com um território de 21 km2 e população de 13 mil habitantes.
*Tuvalu, país constituído por pequenas ilhas localizado a oeste da Oceania seu território é de 24 km2 e população de 11 mil habitantes.
*Kiribati, país localizado no noroeste da Oceania possui território de 849 km2 e uma população de 95 mil habitantes.
*Tonga, formado por pequenas ilhas no continente da Oceania localizado a oeste sua área é de 749 km2 e uma população de 101 mil habitantes.









Trabalhando o tema:

Os alunos poderão trabalhar com uma cópia do mapa-múndi seguindo a seguinte orientação:
1. Pesquise a localização dos países e marque em seu mapa com um ponto.
2. Procure informações adicionais sobre esses países em enciclopédias, almanaques, revistas diversas, jornais, livros, e na Internet, de modo a responder as seguintes questões:
a - Como são esses países?
b -Quais as relações desses países com os blocos econômicos?
c - Como vive a população dessas áreas?
d - Por que possuem territórios tão pequenos?
3. Puxe uma seta a partir do ponto de localização do país, para fora do mapa e construa um box para as informações relacionadas a cada um. Junte fotos do país e cole ao redor do mapa.

Obs.: o processo de elaboração do mapa interativo possibilitará a construção de conceitos relacionados à regionalização, geopolítica, cultura, condições de vida da população etc.

Um comentário:

  1. fiz um trabalho esses dias com meus alunos a partir das informações que retirei desse blog... O resultado foi positivo... os alunos trouxeram curiosidades, a aula foi muito dinâmica..

    ResponderExcluir