9 de setembro de 2011

CORRENTES MIGRATÓRIAS DO NORDESTE

CORRENTES MIGRATÓRIAS DO NORDESTE

No século passado, a população do Nordeste correspondia a 46,7% da população brasileira. Esta participação veio diminuindo à medida que o Centro-Sul foi confirmando seu domínio econômico e acentuando as diferenças regionais. Hoje, a população nordestina corresponde a quase 30% da população brasileira... Esta diminuição, entre outras razões, está ligada à saída da população com destino a outras regiões.
Desde a década de 1950, vem ocorrendo a mudança de muitos nordestinos para outros estados, sobretudo São Paulo e Rio de Janeiro. Isto se explica pela combinação de vários fatores, dentre os quais se destacam:
a) a ocorrência de grandes períodos de secas;
b) a implantação de um sistema rodoviário que facilita o deslocamento da população para outros centros, em busca de melhores condições de vida;
c) o grande desenvolvimento econômico, ampliando a atração exercida pelo Centro-Sul, particularmente São Paulo e Rio de Janeiro;
d) a falta de política agrícola.
A partir da construção de Brasília, também o Centro-Oeste passou a atrair nordestinos.
As migrações internas.
Além das migrações para outras regiões, o Nordeste apresenta migrações internas, isto é, dentro da própria região. Tais migrações refletem, antes de tudo, a carência de trabalho no local de residência. Este fator de expulsão combina-se com a atração das áreas absorvedoras de mão-de-obra
O êxodo rural.
Além destes dois tipos de migração, o Nordeste enfrenta também o problema do êxodo rural. Como acontece em todo o país, a população está trocando o campo pela cidade.
Conseqüências do êxodo rural.
Dentre as graves conseqüências sociais do êxodo rural, podemos destacar:
a) A dificuldade de adaptação dos migrantes ao mercado de trabalho das cidades, ocasionando desemprego, subemprego e outros problemas.
b) A situação de inferioridade e de desvantagem em que é colocado o migrante em relação às oportunidades oferecidas na cidade.
c) O agravamento do problema de infra-estrutura urbana: abastecimento de água e luz, serviços de esgoto, saneamento, transportes, etc.
Migrantes e salários.
à medida que a população migrante nordestina se oferece dentro da região como mão-de-obra excedente, nas indústrias, no comércio e nos serviços, faz baixar os níveis de salários, uma vez que a maior oferta de emprego passa a ser maior que o número de empregos.
Texto: resumo feito pelo aluno José da Silva Santos da sexta série.

ATIVIDADES
1 - Agora pare um pouco. Considere a realidade em que você vive, responda:
a) Sua família tem migrantes?
b) De onde vieram?
c) Algum membro de sua família migrou para outros lugares? Por quê?
d) Você conhece outros migrantes na vizinhança?
e) De onde vieram?
f) E os vizinhos que se mudaram, para onde foram?
g) Quais as razões das mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário