9 de setembro de 2011

Atividades 8° Ano (Europa)



1)     1)  Sobre a questão do crescimento demográfico e da estrutura etária européia, leia o texto abaixo e observe com atenção a ilustração ao lado.
“Na aldeia de Affler, próxima a Berlim, na Alemanha, não vive uma única criança, e o casal mais jovem está comemorando bodas de prata. Os dados constam que um levantamento demográfico realizado pelo governo alemão que mostra que a taxa de natalidade no país for reduzida à meta de nos últimos 40 anos. Se a tendência se mantiver, a população alemã, que hoje é de 80 milhões de habitantes, será reduzida para 55 milhões em 2050”

a.      Qual a relação existente entre o texto e a ilustração? O que eles revelam sobre a estrutura etária européia?



b.      Qual aspecto da imagem acima se refere ao que foi estudado sobre o número médio de filhos por mulher atualmente na Europa?


2)As paisagens vegetais originais da Europa, assim como da maior parte do mundo, apresentam uma composição e um aspecto relacionados aos climas de cada lugar. Sobre a cobertura vegetal da Europa responda:


a)     Qual é formação vegetal retratada?     



b)    Quais as principais características dessa formação?


3) Observe o mapa a seguir e, depois, faça o que se    pede:  
 

a)Que fenômeno atual da Europa o mapa retrata?        




b)Explique as razões desse fenômeno.                                   


4)     Observe as fotos:

      a)Essa fotos mostram exemplos de algumas das principais atividades econômicas           do continente europeu. Identifique cada            uma delas.

b)Comente as principais características  dessas atividades econômicas.

5)     “A Europa está em vias de construir uma cerca no extremo sul de suas fronteiras. A cerca, cuja concepção é semelhante à da existente entre o México e os Estados Unidos, será constituída por duas fileiras de altas barreiras de arame, equipadas com câmeras de televisão e sensores ópticos, ladeando uma estrada destinada às patrulhas de fronteiras. Ela se estenderá por 8 quilômetros entre o enclave espanhol de Ceuta, no norte da costa africana e o vizinho Marrocos.”

a) Quais são os motivos para a construção desta barreira geográfica pelos europeus?


b) Considerando o mapa apresentado, por que os europeus estão erguendo essa barreira em Ceuta e não em Melila?

6.     A hidrografia da Europa é marcada pela grande quantidade de rios como Reno, Volga Danúbio.  Apesar da existência de elevadas altitudes, o relevo europeu caracteriza-se por áreas com menos de 200m acima do nível do mar.
a) Qual é a importância dos rios Reno e Danúbio para a economia da Europa?


b)Por que podemos chamar o Danúbio de rio transeuropeu?

7) A Europa encontra-se principalmente nas zonas de clima temperado, sendo submetido a correntes de ventos do oeste. O clima é mais ameno em comparação com outras áreas da mesma latitude de todo o mundo devido à influência da Corrente do Golfo.
a) Quais são os principais fatores que influenciam na diferenciação climática da Europa?

b)Escolha um fator climático e caracterize-o.


8) Observe o mapa e responda:


a) Quais são os limites naturais da Europa?

B) Como se apresenta o litoral europeu?


9) Em certas partes da Europa, encontramos paisagens vegetais como a tundra, existentes, por exemplo, em locais distantes das altas latitudes da Escandinávia, onde normalmente aparecem. Com base no desenho abaixo responda:

a)     Cite um local no sul da Europa onde as montanhas podem ter as essas paisagens.


b)    Justifique a frase “a altitude compensa a latitude”.









10)  Observe a tabela abaixo.
                                        

                         a) Julgando pelos números da tabela, que setor da economia é responsável pela maior produção da riqueza na Europa Ocidental?


b) Aponte um motivo para a força do setor apontado na questão anterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário